Quem sou eu

Meu nome é Vera Helena. Meu interesse e objetivo consiste em conversar e trocar impressões e experiências sobre Alzheimer. Minha mãe, (foto acima) é portadora desta patologia e acho importante que a troca exista no sentido de acrescentar conhecimentos e gerar espaços para desabafos entre cuidadores, assim como eu. Dentro do que me proponho oferecer, sinto - me capaz de abordar sobre cuidadores, suas relações com o portador e familiares e sobre o cotidiano que envolve a todos os implicados nessa causa. Para saber mais, em cada segmento há uma justificativa desenvolvida com o objetivo de ajudá-lo. Julgo oportuno mencionar que passado algum tempo, percebo que hoje possuo um trajeto impregnado de experiências diversas pois os desafios acontecem todos os dias. A necessidade de dialogar com pares aumenta a cada dia, pois há momentos em que a solidão e a impotência invadem minha vida! Que tal olharmos para este tema com mais proximidade e conversarmos sobre Alzheimer? Pensem nisso e sobre isso...

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ANIVERSÁRIO DA MINHA MÃE :  festa no novo lugar!

No dia 21 de setembro de 2011 minha mãe completou 88 anos de existência. Que a cada instante que abordávamos esse assunto, ela dizia que ainda ia demorar, pois como sabemos ela há muito perdeu a noção de tempo. Curioso que ela dizia : calma, o meu aniversário é em setembro, ainda falta muito para chegar lá!! Ou então : nossa, estou ficando velha, denotando com isso que possui algumas referências sobre a idade e tempo dela!
Decidi indagar dela, qual o bolo que desejava para tomar com café neste dia. Pensei logo no de fubá, um dos seus prediletos. Qual não foi a surpresa, quando informou que queria um bolo de chocolate, recheado e coberto com brigadeiro. E assim foi feito!
Na hora do lanche coletivo, ficamos no aguardo de sermos chamadas e no momento exato, nos dirigimos ao salão, enfeitado especialmente para ela! Uma música suave tocava no fundo e lentamente nos encaminhamos ao lugar de destaque, ou seja, na frente do bolo. Velas assopradas, parabéns para a Antonia, trovas recitadas por uma trovadora que lá reside, fotos - registros de instantes de muita alegria, sinalizando para um ambiente repleto de emoções diversas, perpassadas daquilo que posso chamar de sabedoria que só as idosas daquele lugar possuiam e demonstraram naturalmente. Depois, abrimos os presentes ganhos das netas Mariana e Clarissa, amigas Cláudia, Regiane, cuidadora Nilva e outros mimos mais. Atônita e atenta, minha mãe desfrutou de algumas horas nas quais teve desviados os seus focos de preocupação : voltar para casa, rever a turma, avisar os seus sobre o seu atraso e demora! Finalizamos o evento quando assistimos juntas a missa da qual participa cotidianamente às 17 horas. Comungamos e eu rendi graças a tudo e todos pelo privilégio de vivenciar mais um ano de vida ao lado da minha mãe querida! Saudações da Vera Helena, sempre viva.
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário