Quem sou eu

Meu nome é Vera Helena. Meu interesse e objetivo consiste em conversar e trocar impressões e experiências sobre Alzheimer. Minha mãe, (foto acima) é portadora desta patologia e acho importante que a troca exista no sentido de acrescentar conhecimentos e gerar espaços para desabafos entre cuidadores, assim como eu. Dentro do que me proponho oferecer, sinto - me capaz de abordar sobre cuidadores, suas relações com o portador e familiares e sobre o cotidiano que envolve a todos os implicados nessa causa. Para saber mais, em cada segmento há uma justificativa desenvolvida com o objetivo de ajudá-lo. Julgo oportuno mencionar que passado algum tempo, percebo que hoje possuo um trajeto impregnado de experiências diversas pois os desafios acontecem todos os dias. A necessidade de dialogar com pares aumenta a cada dia, pois há momentos em que a solidão e a impotência invadem minha vida! Que tal olharmos para este tema com mais proximidade e conversarmos sobre Alzheimer? Pensem nisso e sobre isso...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cuidadores: Sutilezas e percepções  - no dia a dia das relações entre os cuidadores (as), portador da patologia e familiares, destaco que os papéis e funções de cada um devem e precisam ser claramente definidos e respeitados. Oscilações de temperamento e reações diferentes nas mesmas situações, dentre outros constituem-se em comportamentos previsíveis em todos os envolvidos, que ocorrem com frequência. Administrar as emoções e suas consequências é tarefa primordial para que os objetivos sejam suficientemente atingidos. Num espaço democrático, ouvir, falar, ponderar e aceitar as limitações de cada um é fundamental, desde que se perceba perfil e boa vontade para seguir as normas da instituição e da pessoa que responde pelo portador. No caso da minha mãe, esta pessoa, também cuidadora, sou eu. Que procuro me despir ( também com minhas limitações) de questões pessoais, para que minha mãe seja a beneficiada.Confesso que não é fácil, mas não impossível. Reter e valorizar o que cada cuidadora possui de positivo nas suas características, tem me dado boas respostas. Insistir e ensinar aquilo que falta a cada uma, é caminho árduo, mas possível com uma dose grande de respeito e presença, atenta e gentil. Não há receitas, apenas sinais que me trazem soluções e frustações, que me incitam a continuar um pouquinho a cada dia, pois imaginar que possuo estoque de otimismo armazenado, é utopia! Entretanto, afirmo que no outro dia, o que era treva  resplandece nem sempre com sol do meio dia, mas isso já basta. Beijos e até. Vera Helena, sempre viva. 30/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário