Quem sou eu

Meu nome é Vera Helena. Meu interesse e objetivo consiste em conversar e trocar impressões e experiências sobre Alzheimer. Minha mãe, (foto acima) é portadora desta patologia e acho importante que a troca exista no sentido de acrescentar conhecimentos e gerar espaços para desabafos entre cuidadores, assim como eu. Dentro do que me proponho oferecer, sinto - me capaz de abordar sobre cuidadores, suas relações com o portador e familiares e sobre o cotidiano que envolve a todos os implicados nessa causa. Para saber mais, em cada segmento há uma justificativa desenvolvida com o objetivo de ajudá-lo. Julgo oportuno mencionar que passado algum tempo, percebo que hoje possuo um trajeto impregnado de experiências diversas pois os desafios acontecem todos os dias. A necessidade de dialogar com pares aumenta a cada dia, pois há momentos em que a solidão e a impotência invadem minha vida! Que tal olharmos para este tema com mais proximidade e conversarmos sobre Alzheimer? Pensem nisso e sobre isso...

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sonda: riscos na mão única.

Sonda: riscos na mão única - Minha mãe tem feito uso da alimentação via sonda nasal. Essa foi a única opção quando decidiu-se por providenciar um substituto a sua hidratação e nutrição.Com a deglutição extremamente comprometida e conscientes do risco que tal iniciativa acarreta meu irmão e eu consentimos para a sua instalação. Uma nova fase se iniciou e, com a orientação de profissionais habilitados as cuidadoras e eu, tomamos contato com a nova situação. Nesse universo, frascos, equipo, seringa, dieta e outros materiais integraram-se à nova rotina.Rotina essa que acarretou a intensificação do uso de fraldas, pomadas e materiais de higiene e limpeza dentre outros, decorrentes do aumento do volume da urina e fezes como consequência da ingestão da dieta e seus componentes. A partir dessa data minha mãe não foi mais ao refeitório e o espaço utilizado tem sido o seu quarto, adaptado à nova realidade. As suas mãos estão contidas para prevenir a retirada diante do desconforto que a sonda acarreta.Com todo desvelo demonstrado pela equipe de apoio, a sonda já foi arrancada várias vezes e recolocá-la provoca dor e desconforto para minha mãe. Há dias que ela não consegue engolir, requerendo que se realize aspiração e inalação. Com o clima seco que tem nos desafiado, uma vasilha com água tem sido mantida a fim de umedecer o local onde minha mãe permanece.
Numa avaliação recente a geriatra sugeriu a instalação da sonda gastro e o processo para tal se iniciará no mês de março. Segundo ela, haverá mais conforto e as mãos da minha mãe poderão ficar soltas gerando mais liberdade! Muito brevemente iniciarei um caminho novo para o bem estar da minha mãe amada, no qual torço muito para que o melhor aconteça! Saudações carinhosas da Vera Helena, sempre viva. 19.02.13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário