Quem sou eu

Meu nome é Vera Helena. Meu interesse e objetivo consiste em conversar e trocar impressões e experiências sobre Alzheimer. Minha mãe, (foto acima) é portadora desta patologia e acho importante que a troca exista no sentido de acrescentar conhecimentos e gerar espaços para desabafos entre cuidadores, assim como eu. Dentro do que me proponho oferecer, sinto - me capaz de abordar sobre cuidadores, suas relações com o portador e familiares e sobre o cotidiano que envolve a todos os implicados nessa causa. Para saber mais, em cada segmento há uma justificativa desenvolvida com o objetivo de ajudá-lo. Julgo oportuno mencionar que passado algum tempo, percebo que hoje possuo um trajeto impregnado de experiências diversas pois os desafios acontecem todos os dias. A necessidade de dialogar com pares aumenta a cada dia, pois há momentos em que a solidão e a impotência invadem minha vida! Que tal olharmos para este tema com mais proximidade e conversarmos sobre Alzheimer? Pensem nisso e sobre isso...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Portador doente: diferentes reações -Na semana passada, minha mãe apresentou um quadro de pressão arterial elevada, referindo o tempo todo de dor de cabeça.Que persiste até hoje. Interessante notar o meu comportamento diante da situação.Prevenir e precaver dentro do possível  foram e têm sido as  minhas ações. Intensificadas neste caso por ter sido a primeira vez que minha mãe passou por ele.Permanecer com ela em diferentes horários, indagar sobre a pressão arterial  aferida a cada hora,  verificar sobre os benefícios do convenio médico em situação de emergência, somaram-se nas atitudes realizadas sistematicamente. Além disso, mantive contato telefônico acerca do estado dela. Até que a diretora do lugar me alertou sobre a " excessiva proteção", que dispensei nesse cenário. Que faz parte do meu jeito de ser com as pessoas que convivo direta e/ ou indiretamente.Ponderei sobre o alerta, discriminei o que me pertencia e percebi, ao lado de um fazer intenso,  o quanto sofro num momento como esse.Penso que eu me revesti de uma prepotência e poder que não possuo e detenho. Hoje, busco pela calma e controle diante de um fluxo que segue independentemente de eu domar ou não o curso do rio da vida da minha mãe. Ligada sempre, limitada por forças maiores também... Beijos e até sempre! Vera Helena, sempre viva. 21/02/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário